RETEC ATENDE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO PARANÁ


Só neste ano, 90% dos atendimentos feitos pela Rede de Tecnologia do Paraná foram para micro e pequenas empresas. As respostas são, em sua maioria, gratuitas e retornam em até cinco dias úteis

Mais de 90% dos atendimentos realizados pela Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), programa do Senai Paraná, neste ano foram para micro e pequenas empresas do Estado. De acordo com o balanço anual da instituição, 53% das informações se referem a assuntos técnicos, como a indicação de um especialista. “Isso se deve ao fato de a Retec ser uma rede democrática, na qual a população tem a possibilidade de demandar informações e serviços com apenas um cadastro simples no portal (www.pr.retec.org.br). Ela democratiza a tecnologia para o público em geral”, afirma o coordenador da Retec, Reinaldo Tockus.
As respostas são, em sua maioria, gratuitas e retornam ao empresário em até cinco dias úteis, sendo disponibilizadas somente a quem fez a demanda, o que garante a confidencialidade das informações.

O número de terminais de atendimento também aumentou em 2008. “Atualmente nossos postos são encontrados em quase todos os sindicatos empresariais filiados ao Sistema Fiep”, observa Tockus. No total, são 84 terminais também encontrados nas unidades Sesi/Senai, agências do Sebrae, delegacias do Crea e câmaras bilaterais de comércio, como as Câmaras de Comércio França-Brasil e Alemanha-Brasil. Por meio desses postos, a Retec oferece informações e soluções de nível técnico ou de gestão.
Desde 2005, a Retec vem multiplicando a quantidade de atendimentos prestados. Em 2004, foram atendidas 284 demandas. No ano seguinte, foram 1.852. Neste ano, foram 4.791 atendimentos. A Retec conta hoje, em seu banco de dados, com 4.121 clientes cadastrados e 1.153 ofertantes, entre empresas e profissionais autônomos. “A rede ainda possibilita que empresas e profissionais independentes exponham suas competências em uma vitrine à disposição do público”, comenta Tockus.
Além dos terminais, as solicitações também podem ser feitas de qualquer computador através do portal www.pr.retec.org.br. Em sua maior parte, as demandas tratam de desenvolvimento e melhoria de processos e de produtos, melhoria de gestão, inovação tecnológica e empreendedorismo.
A cada demanda recebida, a Retec busca o especialista mais indicado para fazer o atendimento, que é personalizado e trata diretamente do problema apresentado pelo empresário. A rede tem à disposição grande número de especialistas, tanto do quadro do Sistema Fiep como das instituições parceiras.
”A Retec é um ambiente onde não só as instituições do sistema indústria oferecem serviço, mas outros ofertantes de tecnologia, como consultorias privadas e profissionais independentes”, explica o coordenador.

Clínicas Tecnológicas

Além da prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a Rede de Tecnologia do Paraná também desenvolve Clínicas Tecnológicas. Neste ano foram realizadas até agora 14 Clínicas para atender empresas de diversos setores industriais, como das áreas automotiva, confecção, vestuário, alimentos e bebidas, cerâmica, metalmecânica e construção civil. Cerca de 200 empresas receberam orientações e visitas técnicas e mais de 750 pessoas participaram das palestras que também integram a programação das consultorias.
Nas Clínicas, o Senai leva às empresas especialistas nacionais e estrangeiros para realizarem consultorias técnicas e tecnológicas. ”É uma ferramenta muito eficaz em que se consegue atender em apenas dois dias um número grande de empresários com problemas pontuais, conseguindo dar soluções aplicáveis imediatamente”, diz Tockus.
Eventos de consultoria direta, as clínicas podem ser solicitadas por sindicatos, cadeias produtivas e Arranjos Produtivos Locais (APLs) – aglomerações de empresas do mesmo segmento – de todo o Paraná. O serviço tem auxiliado industriais de diversos ramos.

Esta entrada foi publicada em APL, Estadual, FIEP. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s