Folia de Reis de São Tomé participa de Festival em Sarandi

O grupo de Folia de Reis São Francisco de Assis de São Tomé participou no ultimo domingo (25) do tradicional Festival de Folia de Reis de Sarandi que tem o título estadual de “Capital Folclórica e turística da festa de Santo Reis”. O evento acontece anualmente, no último domingo de janeiro e atrae pessoas de 25 municípios da região, mais de 500 foliões e um público aproximado de 2500 pessoas.
Durante 12 dias, a partir do natal – até 6 de janeiro-, os vinte e cinco integrantes da Folia de Reis São Francisco de Assis, podem bater à sua porta a qualquer momento, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos.
Vão despertar quem estiver dormindo, pedir permissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, uma festa popular de origem portuguesa que ainda sobrevive em São Tomé.
Vão oferecer uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços vão dançar ao som do violão, do pandeiro, recitando versos.
Esta festa comemora o nascimento de Cristo. Seu enredo lembra a viagem que os três reis magos fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus.
Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em jerusalém. Os foliões abrem alas com uma bandeira, que – dizem!- é abençoada e protege das más influências.
Depois de 12 dias de jornada, o dinheiro arrecadado é gasto em comes e bebes para todos.
Fonte: Assessoria de Imprensa de São Tomé
Esta entrada foi publicada em Região, São Tomé. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s