CINDACTA II É PARCEIRO DO SESI EM CURSO SOBRE ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE

Participam colaboradores civis, militares e seus familiares, moradores
do Bacacheri, comunidades religiosas, profissionais de posto de saúde,
de quartéis circunvizinhos e de comércio de hortifruti


Bolo de casca de banana, pudim de goiaba com casca, pizza de talos de espinafre e sardinha, suco de capim limão e alface. Estas são algumas receitas que 190 pessoas do bairro Bacacheri, em Curitiba, estão aprendendo nesta semana, no curso do programa Sesi Cozinha Brasil. O curso, que orienta sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos, é uma parceria com Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba.
Segundo a coronel Lourdes Silvério, o curso complementa o programa de planejamento do orçamento doméstico, que já ocorre na unidade, desde 2007. “O Cozinha Brasil foca um maior equilíbrio financeiro, aliado a questão alimentar, pois fornece ao público informações nutricionais e orientações sobre como preparar uma alimentação com alto valor nutricional, e baixo custo gerando economia nos rendimentos mensais”, afirma Lourdes.
Os cursos do Cozinha Brasil são realizados em um caminhão-escola adaptado. Nutricionistas do Sesi ensinam sobre o preparo e consumo de alimentos saudáveis, aproveitamento integral dos alimentos, nutrição básica, cardápio equilibrado, higienização, planejamento, compras e conservação dos alimentos.
Segundo a coordenadora estadual do programa Sesi Cozinha Brasil, Vera Lúcia Coimbra, o público do curso em parceria com o Cindacta II é diferenciado, formado por pessoas que já trabalham, se dedicam e têm vocação para serviços sociais. Participam do curso colaboradores civis, militares e seus familiares, moradores do Bacacheri, comunidades religiosas, posto de saúde, quartéis circunvizinhos, comércio de hortifruti, entre outros.
As aulas do Cozinha Brasil têm duração de duas horas e meia por dia e são ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite. Ao final do curso os alunos recebem, gratuitamente, o livro do Programa contendo 100 receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação.
Próximas turmas – De 25 a 28 maio a unidade móvel do programa Cozinha Brasil estará no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Santa Rita, no bairro Tatuquara, em Curitiba. O curso é uma parceria com o Instituto Camargo Corrêa e CAVO (empresa de gestão ambiental do Grupo Camargo Corrêa), Fundação de Ação Social de Curitiba, Ação Social do Paraná e Aliança Empreendedora.
Já entre 02 a 05 de junho, o curso acontece no Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (SECONCI), no bairro Parolin, também em Curitiba, para colaboradores do setor e seus familiares.
No ano passado, 4.287 pessoas participaram dos cursos realizados pelo Cozinha Brasil, somando 60 parcerias com indústrias, prefeituras e outras entidades. Em 2009, já foram atendidas aproximadamente 1.500 pessoas. Desde 2005, quando começou a ser desenvolvido no Paraná, o programa já beneficiou 17,7 mil pessoas, através de mais de 200 parcerias, em 71 diferentes municípios do Estado.

Esta entrada foi publicada em Alimentação, FIEP, Saúde, Sesi. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s