Maio cheio de competições oficiais no Paraná

O mês de maio está sendo encerrado como um dos mais concorridos dos últimos tempos em termos competições oficiais no Paraná. “Estamos até com duas disputas paralelas no momento, com a terceira etapa da fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná, em 12 sedes, e os Jogos Abertos Brasileiros, em Maringá. São mais de 20 mil atletas em ação nesses dias”, enumera Ricardo Gomyde, diretor-presidente da Paraná Esporte.
Assim que acabam a terceira etapa da fase regional dos Jogos Colegiais e os Jogos Abertos Brasileiros, nesta quinta-feira (28/5), começam no mesmo dia, com a cerimônia de abertura, os Jogos Universitários do Paraná, em Guarapuava. A solenidade será no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, a partir das 20 horas. A competição vai até o dia 3 de junho.
Já no dia 4 de junho começa a fase macrorregional dos Jogos Colegiais do Paraná em oito sedes, reunindo os classificados nas três etapas da fase regional nos 32 núcleos regionais de educação (NRE) do Paraná. Os jogos serão em três dias de disputas, até o dia 7, quando serão conhecidos os últimos classificados para a fase final, de 3 a 15 de julho, em Curitiba.
Sobre o volume de jogos no mês de maio, ainda, antes da terceira etapa das fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná foram realizadas as duas primeiras etapas, em 24 sedes, reunindo mais de 35 mil alunos. Desses, oito mil aproximadamente garantiram vagas seja para a fase macrorregional ou diretamente para a final como ocorre no atletismo e vôlei de praia. Outros quatro mil se classificam na terceira etapa, que vai até quinta-feira.
Na fase macrorregional serão disputadas as modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Será a última seletiva de equipes para a fase final. Diretamente para a final entram também atletas de ginástica rítmica, judô e natação. “Esses números e modalidades se referem só ao ensino regular. Temos também disputas para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE)”, lembra Marco Aurélio Rocha, diretor de Esportes da Paraná Esporte.
Nos Jogos Colegiais do Paraná, ainda, as disputas envolvem alunos do ensino público e privado, nas categorias feminino e masculino e nas classes A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). No total participam mais de 450 mil pessoas, englobando duas fases anteriores à regional: a municipal, nos 399 municípios paranaenses, e a interna nos colégios de todos os municípios também.
Estrutura
Todo investimento para esses jogos são do Governo do Estado, utilizando as estruturas dos colégios e clubes nos municípios-sedes. Os custos envolvem hospedagens para os atletas, transportes para os alunos de escolas públicas, alimentação para todos, pagamento de arbitragens e premiação. “É um esforço considerável do Governo Roberto Requião, mas temos o retorno com a formação e revelação de atletas e, principalmente, com a formação de cidadãos paranaenses”, complementa Ricardo Gomyde.Fonte – Agência Estado
Esta entrada foi publicada em Esporte, Estadual. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s