Perfil nutricional dos alunos da rede municipal de ensino revela: 65% são bem nutridos e tem peso adequado

Dos 4.283 alunos das escolas municipais e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Cianorte, 65% (2.870) são bem nutridos e tem peso adequado para a sua estatura. Do restante, 27% (1.156) estão com excesso de peso e 6% (257) estão com peso abaixo do que seria adequado. Os resultados apareceram na Avaliação Antropométrica (peso e altura), realizada pela Coordenação da Merenda Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, em julho deste ano, e divulgada esta semana.

O trabalho, que foi conduzido pela nutricionista Mariana Ricoldy Barbosa, responsável pela merenda escolar, e Deysiane Garcia Bodezan, estagiária do curso de Nutrição, teve como objetivo conhecer o perfil nutricional dos alunos matriculados na rede municipal de ensino – uma faixa que vai de quatro meses a 15 anos de ambos os gêneros –, e mostra uma importante redução nas ocorrências de desnutrição infantil.

Mas, por outro lado, evidencia um aumento da prevalência de excesso de peso entre os 3.891 alunos das escolas municipais. “Isso se deu, basicamente, pela mudança no estilo de vida da população, as crianças e adolescentes de hoje passam muito tempo diante da televisão ou do computador e preferem brincadeiras sedentárias como videogame em vez de andar de bicicleta ou jogar bola”, observa Regina Marta Fonseca, coordenadora da Merenda Escolar, lembrando que apesar da oferta de uma merenda saudável e nutritiva, os alunos da rede municipal fazem apenas uma refeição na escola. “No resto do dia, consomem produtos industrializados, como salgadinhos, biscoitos recheados, sanduíches e refrigerantes, todos ricos em gordura saturada, gordura trans, açúcares e outros componentes que favorecem o aumento de peso e, também, o aparecimento de doenças como diabetes, pressão e colesterol altos”, destaca.

Já entre as 392 crianças atendidas pelos Centros de Educação Infantil, a prevalência de peso baixo ou excessivo foi bem menor. O que se explica pelo fato de que essas crianças fazem praticamente todas as suas refeições no estabelecimento, recebendo alimentação balanceada, rica em nutrientes necessários ao seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. De acordo com a chefe da Divisão de Educação Infantil, Valquíria Charles de Freitas, a alimentação ofertada nos CEIs varia de acordo com a faixa etária, sendo que os bebês recebem duas a três mamadeiras, suco e papa de frutas, almoço e jantar, enquanto as crianças do maternal e jardim recebem quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. “Essas crianças ficam menos expostas à influência do meio externo e aprendem, desde pequenas, a consumir frutas , verduras e legumes, mantendo esse hábito depois que crescem”, afirma Valquíria.

O desafio da Coordenação da Merenda Escolar agora é driblar o preconceito dos alunos das escolas municipais para o consumo de frutas e hortaliças e mudar os hábitos alimentares dessa faixa etária. “Não é uma tarefa fácil, mas é o nosso objetivo e continuaremos investindo na qualidade da merenda escolar e na conscientização dos alunos”, reforça o secretário municipal da Educação, Pedro Edgar Moreno Aguilera. Uma medida neste sentido são as “cantinas saudáveis”, que estão sendo implantadas gradativamente.

Investir na formação de hábitos alimentares saudáveis é um dos focos da Educação em Cianorte que, por sua vez, é uma das prioridades do Governo Municipal, como ressalta o prefeito Edno Guimarães. “A alimentação escolar ofertada aos alunos segue os padrões nutricionais solicitados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), os produtos são de primeira qualidade e a merenda é altamente nutritiva”, diz. Segundo ele, a partir deste mês, a prefeitura iniciará a Compra Direta da Agricultura Familiar, o que permitirá uma alimentação ainda mais variada, com produtos da safra, mais frescos e mais saudáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Muncipal de Cianorte

Esta entrada foi publicada em Cianorte. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s