Cruzeiro amplia investimentos na atenção às gestantes

O Programa de Atenção Materno Infantil (AMAI), um grande apoio à população gestante de Cruzeiro do Oeste na área de saúde, fechou o ano de 2009 com várias inovações que beneficiaram os usuários. São mais de dez tipos de serviços que garantem a qualidade de vida da gestante, desde o preparo do enxoval do bebê ao acompanhamento de saúde antes e depois do nascimento. Outra notícia que marcou o AMAI foi o investimento do Governo Municipal de aproximadamente R$ 60 mil reais em equipamentos que foram destinados ao Hospital e Maternidade Bom Jesus.
Segundo a coordenadora do AMAI, Josefa L. Santana o ano que passou foi de muitas conquistas para os usuários do programa e muito trabalho para as equipes que, além de atender na área de saúde, também fazem um trabalho educativo com as pacientes nas escolas e empresas do município. Entre os trabalhos estão, planejamento familiar através de atividade educativa individual sobre métodos anticoncepcionais, palestras, entre outros.
Para ampliar o atendimento o município contratou mais profissionais para o programa. Com isso mais consulta de pré-natal com acompanhamento do obstetra e enfermeira e consulta puerperal foram realizadas. Também foram realizados treinamentos para os Agentes Comunitários de Saúde, afim de que haja cada vez mais melhorias no atendimento materno infantil.
Ainda segundo a coordenadora, quando a mãe deixa a maternidade ela não é abandonada. A gestante é assistida com hidroginástica juntamente com um fisioterapeuta; entrega de kits dos bebês, após o parto com orientação no hospital; recebe instruções de artesanatos para confeccionar o enxoval do bebê; identificação precoce de criança de risco; reforço do ambulatório para o aleitamento materno, além do acompanhamento rotineiro de saúde da mãe e do bebê.
Ampliando a estrutura – Com investimento de aproximadamente R$ 60 mil reais o prefeito Zeca Dirceu entregou novos equipamentos para Programa de Atenção Materno Infantil (AMAI) ao Hospital e Maternidade Bom Jesus. Com isso está sendo possível um excelente acompanhamento e uma assistência especial para os casos de gestantes que anteriormente eram encaminhadas ao hospital de referência, e hoje são tratadas na cidade.
Josefa Santana informou que a aquisição dos equipamentos foi uma grande conquista que está proporcionando mais eficiência no atendimento. “Nossa equipe tem recebido elogios por parte dos próprios pacientes”, relata a coordenadora destacando que a incubadora tem sido de fundamental importância para o transporte de recém-nascidos com segurança para fora da cidade, quando necessário.
Aparelho como o Cardiotocografo, esta sendo utilizado para analisar os casos em que a paciente não sente o movimento fetal. O instrumental, esta sendo utilizado nas cirurgias como, esterectomias, perinoplastias, e outros procedimentos na saúde da mulher. O acompanhamento que seria realizado em Cascavel está sendo feito em Cruzeiro do Oeste com a chegada dos equipamentos.
Dentre os equipamentos estão: Uma Incubadora para transporte de recém nascidos prematuros ou com insuficiência respiratória; um Cardiotocografo, que avalia e monitora os batimentos do bebê; Um Eletrocaltero que poderá realizar exames como biópsia; Oximetro de pulso, para monitorar a freqüência cardíaca e respiratória da paciente; Aparelho para anestesia e diversos outros instrumentos hospitalares para cirurgias.
Objetivo do programa
O Programa AMAI consiste na assistência à gestante e ao bebê desde o inicio da gravidez com o agendamento do pré-natal, bem como os respectivos exames necessários, parto e o trabalho de puericultura, onde o pediatra faz o acompanhamento da criança até os 5 anos de idade, para que o mesmo tenha um desenvolvimento e crescimento saudáveis. As gestantes/mamães recebem também todas as orientações necesárias quanto à saúde do bebê, amamentação, kit bebê/gestante, entre outros.
As gestantes recebem também a atenção especial em todos os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde, como odontologia, fisioterapia, entre outros, além das sessões de hidroginástica oferecidas especialmente para as elas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste 
Esta entrada foi publicada em Cruzeiro do Oeste, Região. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s