CICI 2010: Em busca de uma arquitetura sustentável para o planeta

Mitsuru Senda, premiado arquiteto japonês, é um dos destaques da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que acontece na semana que vem, em Curitiba

Da Assessoria – Conceitos atuais aplicados a questões de sustentabilidade nos projetos de urbanismo e arquitetura serão abordados na palestra que o arquiteto japonês Mitsuru Senda apresentará durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010), que acontece na próxima semana, no Cietep, em Curitiba. Senda é um dos principais destaques da CICI2010, que reunirá mais de 100 especialistas de todo o mundo para debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas, humanizadas e que permitam o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades.
Com o tema “Em busca de uma arquitetura sustentável para o planeta”, Senda mostrará em sua palestra os projetos desenvolvidos pelo seu escritório, o Environment Design Institute, de Tóquio, especializado em projetos de espaços públicos, esportivos e, especialmente, espaços para o lazer e recreação infantil.
Um dos recentes trabalhos de Senda é o inovador ginásio Foshan Pearl, na China, local de instalações desportivas multifuncionais e que acomoda várias atividades, como jogos de esporte oficial, treinamento, montagem de eventos, bem como de exercício e lazer dos cidadãos. Como o clima da cidade de Foshan é subtropical, com chuvas intensas, calor e umidade, as instalações do ginásio foram feitas sob medida. Com telhados de alumínio prata e cúpula como pérolas que também atuam como reflexão do calor, o ginásio é um símbolo da cidade.
Sobre Senda – Fundador e presidente do Environment Design Institute, Senda foi também presidente do Instituto dos Arquitetos do Japão entre 2001 e 2003. Sua área de atuação é em projetos de arquitetura e design ambiental. Desde 2004, Senda preside a Association for Children Environment, uma organização dedicada ao estudo e pesquisa dos espaços dedicados às atividades infantis.
Em seu amplo currículo de projetos, destacam-se parques e espaços públicos, como o Novo Estádio da Cidade de Hiroshima, inaugurado este ano. Recebeu diversos prêmios por seus trabalhos, incluindo o Prêmio do Instituto de Arquitetos do Japão, Prêmio Associação de Paisagismo do Japão e o Prêmio Good Design, entre tantos outros.
CICI2010 – A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) acontece entre 10 e 13 de março, no Cietep (sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, a 5 quilômetros do aeroporto Afonso Pena). Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a CICI2010 apresentará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Para inscrições e mais informações, acesse http://www.cici2010.org.br.
Esta entrada foi publicada em Estadual, Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s