Saúde traça estratégias para vacinação contra Gripe A

DA ASSESSORIA – Representantes da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se na tarde da última segunda-feira (1) com autoridades e representantes da sociedade civil organizada para traçar estratégias para a vacinação da população contra a Influenza A (H1N1).

Conforme explicou o prefeito Edno Guimarães, “a gripe A deixou toda a população muito assustada, por isso, é essencial que todos os profissionais da saúde estejam preparados para a imunização”.
Como o Ministério da Saúde não possui doses suficientes para imunizar toda a população, a vacinação seguirá um calendário estabelecido de acordo com os grupos mais atingidos pela doença em 2009. Os primeiros grupos a receber a vacina são o de profissionais da saúde, entre os dias 8 e 19 de março. A segunda etapa, que vai do dia 22 de março a 2 de abril, abrange gestantes, crianças de seis meses a 23 meses de idade e doentes crônicos menores de 60 anos. Na terceira etapa, entre os dias 5 e 23 de abril, a população de 20 a 29 anos será vacinada. A quarta etapa, realizada entre os dias 24 de abril e 7 de maio, compreende a população maior de 60 anos, com doenças crônicas. Para finalizar, ente os dias 10 e 21 de maio, a população de 30 a 39 anos será vacinada.
Segundo a secretária de Saúde, Janda Domingos, “é essencial que toda a população preste atenção no calendário da vacinação, pois não será possível tomar a vacina em datas diferentes. Com exceção das grávidas, que poderão vacinar-se em qualquer etapa”.
Durante a reunião, a supervisora do setor de Epidemiologia do município, Daniela Cerino, mostrou números da Influenza A (H1N1) no Brasil e no mundo. Conforme a supervisora, em 2009 a gripe atingiu o maior número de pessoas no período de 19 de julho a 8 de agosto. Em Cianorte e região, foram registrados 1921 casos e dez mortes.
Além das autoridades citadas, participaram da reunião o presidente do Legislativo, Beto Guimarães; os vereadores Oscar Cezário Silva, Valdomiro Gonçalves Pereira e Yolanda Cristina Rodrigues de Godoy; representando o Corpo de Bombeiros, o 1º Tenente Adriano Alves de Souza, além de representantes da Defesa Civil, do Núcleo de Educação de Cianorte, das universidades e hospitais.
Esta entrada foi publicada em Cianorte. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s