Projeto inclui cavalgada de Jaguapitã no Calendário Turístico do Paraná

Mais de 1,2 mil cavaleiros e amazonas e 78 comitivas participaram da 13ª edição da Cavalgada, em janeiro deste ano, informou o deputado Waldyr Pugliesi, autor do projeto

A Cavalgada de São Sebastião de Jaguapitã, no Norte do Paraná, vai constar do calendário Turístico Oficial do Paraná. A inclusão do evento, que reúne comitivas do Paraná e de outros estados, está prevista no projeto de lei 63/2010, protocolado esta semana pelo deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa. A iniciativa atende um pedido do prefeito Luiz Carlos Trapp, informa o deputado.
A confraternização, de caráter religioso, já está na 13ª edição e se tornou numa das mais importantes manifestações do folclore da região Norte do Paraná, destacou Pugliesi. “A Cavalgada já faz parte do calendário oficial de eventos de Jaguapitã e agora será incluída no Calendário Turístico do Paraná”, completou o deputado.
PANORAMA – A Cavalgada de São Sebastião foi criada em 1998, por 67 agricultores liderados por Padre Constantino Borg, João Santana e Sérgio Antonio Marioto e a Comitiva Jaguapitã. A intenção era promover um ato de louvor para reverenciar o defensor dos cristãos e pedir proteção ao padroeiro da agropecuária São Sebastião, o protetor das atividades ligadas à agricultura no Brasil.
A festa , realizada sempre no primeiro domingo que antecede o dia 20 de janeiro, se transformou numa das principais tradições da microrregião de Jaguapitã. Com o passar dos anos o sucesso da manifestação extrapolou as fronteiras da microrregião. A 13ª edição, em janeiro deste ano, contou com a participação de mais de 1,2 mil cavaleiros e amazonas e 78 comitivas de todas as regiões do Paraná e outros estados.
Algumas comitivas realizaram marcha de até dois dias antes de chegar à cidade, informaram órgãos da imprensa que cobriram o evento. Todos os anos a manifestação se inicia com uma cavalgada pelas ruas da cidade, com destino à Igreja Matriz São José. No local, cavaleiros e amazonas, animais, sementes, recebem as bênçãos dos padres e prestam suas homenagens e agradecimentos para São Sebastião.
HISTÓRICO – O município de Jaguapitã, criado pela Lei Estadual nº 2, de 10 de outubro de 1947, foi instalado oficialmente em 7 de novembro do mesmo ano. A comunidade, atualmente com 11,1 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), começou a ser formada em 1937 com a chegada de várias famílias, incluindo os pioneiros Antonio Pinto e Izaltino Rodrigues.
Foto: Ronildo Pimentel
Fonte: Assessoria de Imprensa

Esta entrada foi publicada em Cavalgada, Estadual, Geral, Jaguapitã, Turismo, Waldyr Plugiesi. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s