Curitiba abre os debates sobre o desenvolvimento das cidades

Londres, Lyon, Austin e Chatanooga são algumas das cidades que participam da CICI2010, encontro que a Fiep realiza de 10 a 13 de março

Lyon (França), Londres (Inglaterra), Curitiba, Austin e Chattanooga (EUA) são algumas das cidades que participam, de 10 a 13 de março, em Curitiba, da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010), apresentando idéias e soluções inovadoras que contribuíram para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida de suas populações. Mais de 1.500 pessoas e 100 conferencistas de todo o mundo confirmaram presença no evento, que é realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e conta com o apoio institucional do Banco Mundial e das Nações Unidas.
Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (09), os prefeitos, vice-prefeitos e administradores das cidades de Lyon, Londres, Curitiba, Austin e Chattanooga, copromotoras da CICI2010, adiantaram os debates que deverão dominar a conferência.
“O mundo está mudando muito rapidamente, o que vem transformando também a vida das populações. A cidade do amanhã ainda não existe, e nós precisamos criá-la, tendo em mente que não há uma forma única de se fazer as coisas”, afirmou o vice-prefeito de Lyon (França), Jean Michel Daclin. Para ele, a realização da CICI2010 é estratégica, já que mostrará caminhos a serem seguidos pelas cidades na busca pelo desenvolvimento sustentável.
“Existe a necessidade de inovação em massa em nossas cidades para alcançarmos bem estar, sustentabilidade e melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures. Um ambiente inovador, explicou, resulta em mais negócios para as empresas e em crescimento econômico para a cidade.
O vice-prefeito de Londres (Inglaterra), Richard Barnes, destacou a importância de discutir o fortalecimento das cidades para elas busquem seu próprio desenvolvimento. “Os governos federais podem voar pelo mundo todo, ir a Copenhague para discutir as questões ambientais, mas é nas cidades que serão aplicadas as ações decididas por eles, somos nós, governos municipais, que faremos isso”, disse Barnes. Um dos caminhos mais consistentes para se encontrar soluções inovadoras aplicáveis às cidades, disse, é justamente a troca de experiências. “Não temos como saber tudo. Esta semana será muito importante para conhecermos os projetos de outras cidades”, destacou.
A troca de informações também é o principal objetivo da cidade de Austin (EUA) na CICI2010. “Esperamos compartilhar ideias e aproveitar para buscar, hoje, as soluções que irão resolver os problemas de amanhã”, disse o vice-diretor da secretaria de Crescimento e Desenvolvimento da cidade, Rodney Gonzáles. “Assim como Curitiba, Austin é uma cidade que cresce muito rapidamente. Portanto, temos que usar soluções urbanas inovadoras para não sermos um problema na vida das pessoas”, acrescentou.
O prefeito de Chattanooga, Ron Littlefield, que estará à frente do 1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte, um dos eventos integrados à CICI2010, falou do papel do cidadão. Segundo ele, as transformações nas cidades só podem ser alcançadas com a mobilização da sociedade local. E citou sua própria cidade como exemplo. “Chattanooga tem uma história de inovação em várias áreas. Éramos a cidade mais poluída dos EUA há 40 anos, mas hoje somos uma cidade transformada e uma das mais verdes do país. Fizemos isso mobilizando a população em prol da qualidade de vida”, contou.
CICI2010 – A programação da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras será aberta hoje, às 9 horas, com a presença do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e representantes das prefeituras de Curitiba, Lyon, Londres, Bengaluru e Austin.
O destaque da programação na parte da manhã é o painel “O Reflorescimento das Cidades”, com a expert em urbanismo Carol Coletta, que apresentará as estratégias urbanas de cidades bem sucedidas e as inovações que estão acontecendo em várias partes do mundo e que estão projetando as cidades que a experimentam como protagonistas do desenvolvimento nos cenários nacional e mundial.
Paralelamente à CICI2010 serão realizados outros eventos integrados. Um deles é o lançamento do programa “Cidades Inovadoras – Curitiba 2030”, na quarta-feira, às 19 horas. O programa visa transformar a cidade e sua região metropolitana em um espaço propício à inovação, à educação e ao surgimento de uma indústria mais sustentável, metodologia que será replicada para outros municípios do Estado.
Mais informações e a programação completa do evento estão no site www.cici2010.org.br.
Crédito da Foto: Gilson Abreu
Fonte: Comunicação Social – Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esta entrada foi publicada em Curitiba, FIEP, Geral, Internacional, Nacional. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s