Cruzeiro do Oeste promove qualidade dentro das salas de aula

Há cinco anos o Governo Municipal de Cruzeiro do Oeste, através da Secretaria Municipal de Educação, vem promovendo medidas e ação para proporcionar aos estudantes do município qualidade no ensino. Nesta longa caminhada de comprometimento um dos seus primeiros atos foi a reorganização e contratação de profissionais de ensino, qualificados, para as salas de aulas. Hoje, todas as turmas do ensino municipal contam com professores concursados.

Segundo a secretária, Onilda Andrade Almeida Barbosa, em 2005, quando a atual administração assumiu o governo, o município tinha em seu quadro de professores 30% de estagiários conduzindo salas de aula, sendo que muitos professores, concursados, estavam inseridos em outras funções até em situações aleatórias ao magistério. “Quando assumimos a secretaria reconduzimos esses professores para as salas de aula, assim conseguimos diminuir boa parte de estagiários regentes. Sendo que os estagiários foram encaixados para suprir as horas atividades”, disse.
Recentemente mais 15 professores foram contratados corrigindo por definitivo o déficit de professores. Hoje todas as turmas da rede municipal de ensino de Cruzeiro do Oeste têm um professor concursado, além de 32 estagiários que estão atendendo os 18 telecentros, realizam monitoria de pátio e apoio os professores. “Para os alunos e pais do município os índices são uma vitória. Em comparação com municípios do mesmo porte Cruzeiro do Oeste saiu na frente, escrevendo seu nome na história com todas as salas providas de professores graduados e concursados”, finalizou.
Centro de educação infantil – O incentivo aos estudos começa cedo em Cruzeiro do Oeste com o trabalho desenvolvido nos Centros de Educação Infantil (CEI), “antigas creches”. Com investimentos na área pedagógica, nos profissionais da educação, no setor nutricional e na saúde o Governo Municipal garante excelência dos serviços oferecidos, custeando com recursos próprios 100% das despesas de manutenção dos CEI´s.
O município conta com quatro CEI´s atendendo mais de 400 crianças de seis meses a cinco anos das 5h as 20h. Segundo a secretária de Ação Social Izamara Amado de Moura, o horário estendido foi estipulado para beneficiar os trabalhadores da zona rural (bói-fria). Mas o trabalho não para por ai. Devido o crescimento de novos bairros na cidade, o prefeito Zeca Dirceu conseguiu junto ao Governo Feral, trazer a Supercreche. A instituição de ensino deve começar a ser construída nos próximos meses e vai contar com uma estrutura completa, profissionais qualificados e tem previsão de atender 300 crianças.
A secretária de Educação, Onilda Andrade Almeida Barbosa, ressaltou que hoje os CEI´s não são mais apenas um deposito de crianças, como nas antigas creches. “Hoje temos profissionais da educação comprometidos com o cuidar e educar. Com estratégias pedagógicas nós começamos a preparar as crianças desde o berçário até o momento de-los para o aprender”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Oeste
Esta entrada foi publicada em Cruzeiro do Oeste, Educação, Região. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s