Adolescentes de baixa renda sonham com melhorias para o bairro Jardin Santos Andrade

Jovens participaram no último sábado (20) de um seminário Visão de Futuro ‘teen’. O evento é uma das etapas de implantação do projeto de desenvolvimento no local

Adolescentes do Jardim Santos Andrade, no bairro Campo Comprido, em Curitiba, reuniram-se no último sábado (20) para discutir melhorias para o local. Os jovens, integrados à Casa de Apoio Abibe Isfer, ponto do encontro, participaram do Seminário Visão de Futuro, etapa de implantação do Projeto de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, coordenado pela Rede de Participação Política.

Como já existe o projeto de desenvolvimento aplicado no Jardim Santos Andrade, a ideia é mobilizar novos moradores a partir dos jovens da comunidade. “Eles são os futuros moradores do local e será um meio de mostrar para toda a comunidade que sonho que se sonha junto vira realidade”, justificou o agente Thiago Pauluk.
O objetivo da proposta é valorizar as iniciativas dos próprios cidadãos para melhorar a qualidade de vida da população local. Por meio da articulação dos moradores, a ideia é executar ações em parceria com poder público e empresários.
No seminário, os jovens sonharam com o Jardim Santos Andrade no ano de 2020. A adolescente Jaqueline Rodrigues dos Santos, 13 anos, gostou da atividade. Na opinião dela, faltam muitas coisas no bairro. “Tem que melhorar em tudo. Tem que ter mais escolas, quadras esportivas e melhorar as ruas”, diz Jaqueline.
Para Edson Isfer, presidente da Casa há 21 anos, as comunidades carentes precisam acreditar nelas mesmas para reintroduzir-se novamente na sociedade. “O acreditar no futuro é a única forma de você poder buscá-lo porque quem não acredita, ou quem já perdeu a esperança, não consegue chegar a um objetivo. Então quando você reaviva isso, como o trabalho que foi feito hoje, para que você faça com que a sensibilidade deles pense num futuro melhor é sempre bom porque fará com que eles busquem aquilo que eles sonharam”, acredita Isfer.
A ideias de melhorias sonhadas pelos jovens do bairro envolvem, por exemplo, questões nas áreas de educação, moradia e meio ambiente. “Tem que diminuir a violência, cuidar da mata. As pessoas podem ter um pouco de consciência também”, disse Karol Oliveira Lins, de 14 anos. Outros detalhes sobre o projeto no Jardim Santos Andrade acesse www.desenvolvimentolocal.org.br
ATENDIMENTO – A Casa Abibe Isfer atende mensalmente em torno de 200 famílias, a maioria de baixa renda. Muitas famílias atendidas pela instituição residem em uma área de ocupação irregular próxima à Casa de Apoio. Por ser uma entidade filantrópica, a Casa Abibe Isfer recebe doações de particulares, não sendo subsidiada por qualquer órgão público.
ATIVIDADES – Em parceria com faculdades e instituições, como a Pastoral da Criança, a Casa de Apoio oferece cursos profissionalizantes, artesanatos, acompanhamento para mães, assistência social, entre outras atividades. Os interessados em colaborar, seja como voluntários, ou por meio de doações financeiras e materiais podem entrar em contato pelo telefone (41) 3274.0211 ou e-mail: contato@abibeisfer.org.br. Acesse www.casaabibeisfer.org.br e saiba mais.
Credito da Foto: Sharlene Sarti
Fonte: Assessoria de Imprensa da FIEP
Esta entrada foi publicada em Curitiba, Educação, Estadual, Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s