Profissionais de embaixadas brasileiras conhecem serviços do CIN-PR

Encontro serviu para estreitar a ligação entre o Centro Internacional de Negócios da Fiep e os Setores de Promoção Comercial instalados na Europa
O Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), recebeu na manhã desta quarta-feira (24), em Curitiba, um grupo de profissionais que trabalham nos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de 19 embaixadas e consulados do Brasil em países europeus. 

Eles conheceram os serviços e projetos do CIN-PR, abrindo caminho para a troca de informações que poderão ser utilizadas no relacionamento com empresas e instituições nos países em que atuam. Também nesta quarta, o grupo conheceu as instalações da Nutrimental e fez uma visita ao Porto de Paranaguá.
“Nosso objetivo é passar o máximo possível de informações sobre o Paraná e o CIN-PR para criarmos um elo permanente que possa contribuir tanto com o nosso trabalho quanto com os dos SECOMs”, disse a coordenadora do CIN-PR, Janet Castanha Pacheco. “O Paraná tem uma gama muito grande de riquezas e de oportunidades de negócios, por isso podemos criar um laço muito promissor com os SECOMs”, acrescentou.
Presentes em 66 embaixadas ou consulados brasileiros pelo mundo, os SECOMs fornecem apoio institucional às atividades dos exportadores brasileiros e são responsáveis pela coleta e pela divulgação de informações sobre demandas de importação de produtos e oportunidades de negócio. Além disso, trabalham pela atração de investimentos e pelo apoio à participação de empresários em feiras, em missões e em eventos no exterior. Elaboram, ainda, estudos econômico-comerciais, pesquisas de mercado para produtos, além de análises de competitividade e de concorrência nos mercados de sua jurisdição.
Atualmente, o CIN-PR já mantém contato com vários SECOMs, especialmente quando promove missões empresariais a feiras internacionais. Além disso, no segundo semestre de 2009 o CIN-PR foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para se tornar um “ponto focal” no Estado, sendo um dos elos de ligação entre entidades de comércio exterior brasileiras e os SECOMs.
Aperfeiçoamento – A visita desta quarta-feira foi a primeira de um grupo de profissionais dos SECOMs ao Paraná. Ela faz parte de um programa de treinamento que o MRE vem promovendo com todos os agentes comerciais das embaixadas brasileiras. Inicialmente, a capacitação foi feita com os SECOMs dos Estados Unidos e América do Norte. Agora, é a vez dos países europeus.
“Esses profissionais são os grandes responsáveis por fazer o link entre as empresas brasileiras e o mercado nos países em que eles trabalham”, afirmou Cleodete Barbosa Blomkvist, consultora técnica da Divisão de Programas de Promoção Comercial do MRE. “Este curso visa treinar e aperfeiçoar conhecimentos, para que eles possam conhecer na prática empresas e instituições brasileiras, o que vai contribuir com seu trabalho no exterior”, acrescentou.
No total, representantes de 19 SECOMs instalados na Europa participaram da visita à Fiep, incluindo profissionais que trabalham em embaixadas ou consulados em países como Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Espanha. Eles assistiram a apresentações da equipe do CIN-PR, que mostrou os serviços prestados pelo órgão da Fiep que ajudam na internacionalização de empresas paranaenses. Foi apresentado também o programa Organics Brasil, coordenado a partir do Paraná em uma parceria entre a Fiep, o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
Após o encontro na sede da Fiep, o grupo de profissionais dos SECOMs seguiu para uma visita à sede da Nutrimental, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. À tarde, eles conheceram a estrutura do Porto de Paranaguá, principal porta de saída dos produtos paranaenses que são vendidos no exterior. Além da equipe do CIN-PR, quem também acompanhou todas as atividades foi o assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Jonatas Pabis.
Crédito da foto: Rogério Theodorovy
Fonte: Comunicação Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esta entrada foi publicada em Empresas, Estadual, FIEP, Geral, Industria, Internacional, Nacional. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s