IBGE promove treinamento de agentes censitários

Cerca de 25 agentes censitários de seis municípios da região – Cianorte, Japurá, Jussara, Tapejara, Terra Boa, Tuneiras do Oeste e São Tomé – participam do primeiro treinamento do Censo 2010, que teve início nesta terça-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (9).

A capacitação está sendo realizada no auditório da Prefeitura do Município de Cianorte e é voltada a pessoas que ocupam os cargos de Agente Censitário Administrativo (ACA), Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário de Informática (ACI).
Segundo o coordenador da subárea de Cianorte, Antonio Maioli, “o objetivo do treinamento é qualificar os recém-contratados Agentes Censitários, no que se refere à atividade de Pré-Coleta de Dados, e ainda, passar todas as informações necessárias para operar o SIGPC, sistema utilizado no gerenciamento de dados do posto de coleta”.
A partir deste treinamento, os agentes estarão aptos a realizar a primeira operação de campo do Censo 2010 – a Pré-Coleta – etapa em que são revisados e atualizados os mapas e o cadastro de endereços, visando uma preparação mais precisa para a posterior coleta de dados a ser realizada pelos recenseadores.
O prefeito Edno Guimarães prestigiou o início das atividades e comentou sobre a importância do Censo 2010. “Fico satisfeito por saber que o IBGE já está qualificando a equipe que trabalhará no Censo e peço a colaboração da população, recebendo os recenseadores e respondendo corretamente as questões. O Censo é muito importante para os municípios, porque é ele que conta a população, aponta o seu perfil e determina o percentual do repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios”.
Censo 2010
O Censo 2010 vai coletar informações sobre a situação socioeconômica da população, tipo de domicílio, escolaridade, bens, acesso saneamento, escola e programas de governo. A população vai responder dois questionários um básico e um de amostra.
Para realizar o Censo 2010, o IBGE contratará, por meio de Processo Seletivo Simplificado, cerca de 200 mil recenseadores. Para a região de Cianorte, foram reservadas 127 vagas, 70 apenas na Capital do Vestuário. A prova teórica do concurso será aplicada no dia 30 de maio e a contratação começa a partir de 26 de julho.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Cianorte
Esta entrada foi publicada em Cianorte, IBGE, Japurá, Jussara, Região, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, Treinamento, Tuneiras do Oeste. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s