Prefeito recebe medalhista da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática

O estudante Vinicius Miranda Silveira dos Santos tem apenas 14 anos, mas já carrega quatro medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). 

A mais nova, de ouro, foi entregue das mãos do presidente Luis Inácio Lula da Silva, na última terça-feira, dia 6, na Escola Naval do Rio de Janeiro. O evento contou também com a participação dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Felizes pela conquista, os pais do estudante, suas professoras e diretoras o acompanharam em uma visita ao prefeito Edno Guimarães, que o recebeu satisfeito. “O Vinicius está de parabéns pela premiação. Todos os cianortenses estão orgulhosos. É bom saber que temos nas escolas públicas da cidade, um aluno campeão e dedicado aos estudos”, afirmou o prefeito.
Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação, Claudete Jacomini, “a premiação do Vinicius mostra que as escolas públicas de Cianorte têm qualidade e capacidade para destacar-se no cenário nacional”.
A Olimpíada foi realizada no fim de 2009, época em que Vinicius completava a 8ª série, na Escola Estadual Princesa Izabel. Hoje, o estudante está matriculado no 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Cianorte.
O aluno é filho de Manoel Silveira dos Santos e da servidora pública municipal de Cianorte, Rose Miranda, que está profundamente orgulhosa. “Todo o esforço de meu filho não foi em vão. Além de ser assunto em toda a comunidade escolar, a sua conquista despertou o gosto pelos estudos em muitos de seus amigos”, comemora Rose. Quando questionado sobre a profissão que pretende seguir, Vinicius hesita. “Ainda tenho tempo para decidir”.
A olimpíada é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os objetivos são incentivar o ensino de Matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o nível médio
No total, a 5ª OBMEP premiou três mil alunos. São 300 medalhas de ouro, 600 de prata e 2.100 de bronze. Os três mil alunos medalhistas receberam bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Também estiveram no gabinete do prefeito, as professoras Lurdes Almeida, Priscila Murakami e Érica Rizzato; as diretoras Rosângela Zucc (Colégio Estadual Princesa Izabel) e Jane Lopes Niquele (Colégio Estadual Cianorte).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Governo Municipal de Cianorte
Esta entrada foi publicada em Cianorte, Edno Guimarães, Educação, Geral, Local, Nucleo Regional de Educação, Olimpiadas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s