Violonista cianortense é destaque na Europa

Esteve se apresentando em Cianorte na última terça-feira o jovem violonista cianortense Fernando Aguera, que está se tornando um dos grandes destaques da música erudita no Reino Unido.
A apresentação, que exibiu repertório com composições de Heitor Villa-Lobos e Johann Sebastian Bach, foi realizada na Casa da Memória, contando com grande público que pôde apreciar o melhor da música erudita para violão.
Na quarta-feira, o cianortense, filho do casal Carmem e Osmar Aguero, ministrou uma palestra na UEM sobre a relação entre o compositor e o intérprete na execução de uma música a partir de uma pesquisa que realizou no País de Gales sobre a música para violão solo “Five Bagatelles” do compositor inglês William Walton, composta especialmente para o violonista Julian Bream. Walton é um compositor muito conhecido na Grã-Bretanha, mas pouco divulgado no Brasil.
Após ter tido acesso aos manuscritos originais, Aguera comprovou que a influência do intérprete nesta música vai desde alterações em notas individuais para a adaptação ao violão até a modificação da tonalidade em um dos movimentos.
“O interprete é ensinado a tocar o que o compositor quis e isso não acontecia antes. A relação entre o compositor e o intérprete era muito livre, como mostra essa pesquisa sobre a música de Walton. Hoje está muito em voga tocar a música antiga o mais original possível, mas não temos como saber se isso se aproxima da realidade e estamos cada vez mais indo para esse lado e tirando a liberdade do intérprete”, diz.
Fernando Aguera, desde de tenra idade, vem ocupando uma lugar de destaque entre os músicos ao seu redor. Estudou com Roberto Baldassi na Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá.
Em 2008, graduou-se no Curso Superior em Instrumento sob orientação do Professor Mestre Mário da Silva na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Sobressai-se ainda como grande promotor e divulgador da música erudita contemporânea. Idealizou e organizou a I Mostra de Música Nova para Violão na cidade de Curitiba – PR. Ocupou o cargo de Secretário Geral na organização do primeiro e segundo Simpósio Acadêmico de Violão da Embap, 2007 e 2008. Além de promover o Ciclo de Música Contemporânea do Asa, em 2008, também em Curitiba.
Atualmente, Fernando Aguera desenvolve seu Mestrado em Performance Musical na Royal Welsh College of Music and Drama, no Reino Unido. Faculdade esta que lhe concedeu bolsa integral em reconhecimento pelo seu alto desempenho artístico.Sob a orientação dos renomados músicos John Mills e Graham Devine, o jovem violonista aprimora seu talento na Europa, berço da música clássical ocidental.
Desde então, Fernando vive na capital do País de Gales, a mais nova capital da Europa, onde apresenta-se frequentemente em concertos solos e música de câmara.
Esta entrada foi publicada em Cianorte, Cultura, Fernando Aguera, Geral, Internacional, Local, Musica, Reino Unido. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s