Valores do esporte são destacados no lançamento dos jogos do SESI/2010

Mais de 12 mil industriários paranaenses participam da competição. No lançamento, o navegador Amyr Klink enfatizou a integração como o mais importante valor do esporte
A integração entre as pessoas é o mais importante valor do esporte, que pode influenciar o ambiente de trabalho e as empresas, segundo avaliação do navegador brasileiro Amyr Klink. 

“Não há dúvida de que o esporte exercita outros valores importantes, como a disciplina e a dedicação. Mas a integração entre as pessoas é o grande desafio do mundo de hoje, que o esporte fomenta”, disse ele, em palestra que marcou o lançamento dos Jogos do Sesi 2010, na última sexta-feira (16), no Cietep, em Curitiba.

Amyr Klink falou sobre suas experiências de navegação, em especial sobre a permanência por 17 meses nas geleiras da Antártida, enfatizando o planejamento estratégico, o enfrentamento de desafios e em especial o aprendizado proporcionado por suas empreitadas. “O mais extraordinário foi perceber que o sucesso acontece quando se tem bom senso para perceber os erros”, disse ele aos profissionais das indústrias, dirigentes de associações de funcionários, dirigentes, gerentes e profissionais do Sesi Paraná e representantes de entidades parceiras, presentes no lançamento.
Rodrigo Rocha Loures, presidente do Sistema Fiep, que prestigiou o encontro, disse que o grande diferencial do navegador é a sua capacidade de autogestão. “Todos os empreendimentos em que Klink se envolveu tiveram grande planejamento, mas o mais importante é ter uma execução de excelência. A questão mais significativa para o ser humano é a capacidade de autogerenciamento, porque é isso que se reflete nos nossos empreendimentos”, disse Rocha Loures.
Jogos do Sesi – Amyr Klink falou também sobre os Jogos do Sesi, ressaltando o caráter voluntário e empenhado dos trabalhadores das indústrias na competição. “Os trabalhadores praticam o esporte por amor e por isso devem ser estimulados ao máximo. As indústrias devem valorizar esse empenho”, afirmou ele.
Maior e mais tradicional competição esportiva classista do Brasil, realizada pelo Serviço Social da Indústria, os Jogos do Sesi envolvem cerca de 500 mil industriários em todo o País. No Paraná, mais de 12 mil trabalhadores, de cerca de 450 indústrias de todas as regiões do Estado, já se preparam para mais uma edição da competição, que tem uma fase estadual, passando depois à nacional e internacional.
“Os Jogos do Sesi têm uma característica marcante, que é a de reunir o maior número de industriários em torno de um mesmo objetivo, com visão de convivência e de trabalho em equipe”, disse o diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares. “É o maior programa da nossa entidade e uma grande oportunidade de convivência da indústria com seus funcionários, de estreitamento de relacionamento”, disse ele. “O esporte é tudo de bom e os Jogos do Sesi propiciam grande aprendizado para os trabalhadores e para as empresas.”
16 modalidades – Participam dos Jogos trabalhadores de indústrias de todos os segmentos, com um ano ou mais de carteira assinada na empresa. Os trabalhadores atletas dedicam o tempo livre a treinos esportivos. Muitas indústrias têm estruturas e profissionais exclusivos para treinar suas equipes.
São 16 modalidades: atletismo, basquetebol, bocha, bolão, dominó, futebol, futebol sete (livre e máster), futsal, natação, tênis de mesa, tênis livre, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Em 2010, as modalidades de truco e bola 8 (sinuca) foram incluídas na competição.
“A maioria das pessoas que pratica esporte trabalha melhor e é mais feliz. A visão das empresas sobre gestão está mudando e nós queremos acompanhar esse processo, introduzindo no trabalho os valores do esporte”, disse a coordenadora da área de Esporte e Lazer do Sesi-PR, Débora de Lara.
O coordenador estadual dos Jogos do Sesi, Roberto Ballesca, falou sobre a estrutura da competição, composta pelas fases estadual e nacional. No estado, as disputas começam no município (abril a julho). Os vencedores passam para a etapa regional (04 a 07 de setembro), na qual buscam classificação para a estadual (que neste ano será disputada de 12 a 15 de novembro). Os campeões paranaenses enfrentam depois os vencedores estaduais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (nas respectivas modalidades).
A etapa seguinte é a nacional, que neste ano será em Bento Gonçalves (RS), de 21 a 24 de abril, e reúne os vencedores estaduais em 2009. O Paraná estará representado por 36 atletas, colaboradores das empresas PK Cables, Copel, Lightweet, Volvo, Renault, CNH, Brose, Furukawa e Kraft. Eles disputarão natação, atletismo, tênis e xadrez. Os campeões nacionais vão representar o Brasil na competição organizada pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT).
Fonte: Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esta entrada foi publicada em Amyr Klink, Esporte, Estadual, Geral, Jogos, Sesi. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s