Paraná terá política de desenvolvimento produtivo

Iniciativa da Fiep em parceria com governos federal e estadual é lançada em Curitiba, com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e os governos federal e estadual assinaram nesta segunda-feira (26), em Curitiba, um protocolo de intenções que cria a Política de Desenvolvimento Produtivo do Paraná (PDP-PR). 

Implantada em maio de 2008 pelo governo federal com o objetivo de mobilizar o poder público e o setor produtivo na busca por crescimento e desenvolvimento, a PDP vem sendo aplicada inicialmente em âmbito nacional. “O que está acontecendo hoje no Paraná é a primeira iniciativa que parte do empresariado e isso é muito bom”, disse o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que participou do lançamento. O PDP foi lançado durante a Conferência de Cooperação para a Inovação Sustentável – Anpei 2010, que acontece até a próxima quarta-feira (28), no Cietep. Também participaram da solenidade o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o governador do Paraná, Orlando Pessuti; e o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
Luciano Coutinho disse que a experiência do Paraná deve servir de inspiração para outros Estados e destacou o caráter inovador da economia paranaense, fazendo referência a pólos importantes como vestuário, alimentos, software e mecânica de alta precisão. “O Paraná tem uma tendência inovadora e isso tem que ser reforçado. Para tanto, as iniciativas paranaenses receberão todo o apoio do BNDES”, garantiu Coutinho.
Recorte estadual – “Precisávamos de um recorte estadual e é isso que estamos inaugurando hoje aqui”, disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Por iniciativa da Fiep, que já possui diagnósticos e propostas de desenvolvimento de todos os setores industriais paranaenses, foi sugerida a criação de uma PDP própria para o Paraná, levando em conta as especificidades do Estado.
O presidente da Fiep ressaltou que o foco na inovação deverá ser uma das prioridades da PDP-PR. “O desenvolvimento é fruto da inovação e do empreendedorismo. Quando passamos a ter uma articulação com estratégia entre poder público e setor privado, isso vai beneficiar a todos”, disse Rocha Loures. “Com essa iniciativa vamos desatar um nó que estava dificultando nosso desenvolvimento. Temos os diagnósticos do que está acontecendo com o setor privado, mas faltava estreitar a articulação com o setor público. Agora estamos buscando essa união e nos organizando para termos uma agenda de desenvolvimento do Paraná”, acrescentou.
Para Rocha Loures, a ação articulada dos governos federal e estadual junto com o setor produtivo será importante para resolução de problemas que atualmente impedem o pleno desenvolvimento da economia do Paraná, como por exemplo a falta de crédito, os gargalos de infraestrutura e a ausência de políticas que estimulem as exportações e o empreendedorismo, entre outros.
O ministro Paulo Bernardo destacou que a criação de uma PDP estadual será benéfica para todos os setores da economia paranaense. “Queremos conversar com todos os setores. Nossa idéia é discutir a economia como um todo”, afirmou.
Já o governador Orlando Pessuti ressaltou a importância da articulação conjunta que vem sendo feita entre poder público e iniciativa privada para a criação da PDP-PR. “É necessário que haja uma união de forças e esforços tanto de prefeituras, estado e governo federal, como de instituições como a Fiep para colocarmos o Paraná em primeiro lugar em termos de desenvolvimento”, declarou.
O governador anunciou ainda que encaminhará à Assembleia Legislativa nos próximos dias um anteprojeto de lei de iniciativa da Fiep que cria uma lei estadual de Inovação. Pessuti disse ainda que pretende criar um fundo paranaense destinado à inovação tecnológica.
Estratégias – Com o protocolo de intenções assinado nesta segunda, será criado um grupo de trabalho que terá apoio técnico da Secretaria Executiva da PDP nacional – composta por integrantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do BNDES – e que terá a participação permanente da Fiep e do governo do Paraná, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e do Planejamento.
O grupo vai definir, num prazo de 30 dias, as estratégias e o plano de ação – incluindo cronograma, metas e definição de responsabilidades – que propiciarão as condições necessárias para alavancar e monitorar os programas já previstos para o Paraná na política de desenvolvimento nacional, além de buscar a convergência com as ações da Política de Desenvolvimento do Estado (PDE) e os interesses estratégicos dos segmentos empreendedores paranaenses. O grupo também vai estruturar novas iniciativas de promoção do desenvolvimento que considerar necessárias, dentro das características do Estado.
Conferência Anpei 2010 – A Conferência Anpei 2010 é promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i). Com a participação de cerca de 800 pessoas, entre representantes de instituições de ciência e tecnologia, agências de fomento e órgãos públicos, o evento trouxe a Curitiba especialistas do Brasil e do exterior. Até quarta-feira, serão apresentadas 55 práticas inovadoras de empresas. Deste total, 25 são do Paraná, das quais 13 desenvolvidas em parceria com o Senai Paraná e o Sesi Paraná e financiadas pelo Edital Senai/Sesi de Inovação. A programação completa pode ser conferida no site: www.anpei.org.br/xconferencia.
Crédito Foto: Rogério Theodorovy
Fonte: Comunicação Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esta entrada foi publicada em Conferência, Desenvolvimento, Empresas, Estadual, FIEP, Geral, Orlando Pessuti, Programa. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s