Membros do Conselho Municipal de Educação tomam posse

 Em solenidade realizada na Prefeitura Municipal na manhã desta terça-feira (27), o prefeito Edno Guimarães conferiu posse aos 12 membros do Conselho Municipal de Educação e seus suplentes. 

Criado no dia 12 de dezembro de 2009, o órgão reúne representantes de diversos segmentos da sociedade e deve ser o braço direito dos gestores municipais na melhoria da qualidade do ensino.
“A criação do Conselho Municipal de Educação representa a democratização da gestão do ensino público em Cianorte. Estamos dividindo com a população a preocupação em oferecer um ensino de qualidade aos nossos estudantes”, afirmou o prefeito.
Para o secretário municipal de Educação, professor Pedro Edgar Moreno Aguilera, eleito presidente do órgão, “a criação do Conselho é uma grande conquista para Cianorte, porque apesar de o Ministério da Educação exigir que as cidades possuam um Conselho Municipal, não são todos os municípios que têm a preocupação de criá-lo”.
Segundo a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zilma de Lima, eleita vice-presidente do Conselho, “a criação do órgão é mais uma ação voltada à melhoria da qualidade de ensino em nossas escolas. Soma-se à capacitação dos professores, ao combate à repetência e à evasão escolar, à garantia das matrículas nas escolas, ao atendimento às crianças com necessidades educativas especiais, à promoção a educação infantil, à Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras ações voltadas ao desenvolvimento da educação em Cianorte”.
A vereadora Yolanda Cristina Rodrigues de Oliveira (Kika) comentou que “com o Conselho, a Educação de nossa cidade deixa de ser responsabilidade exclusiva do governo municipal. Por isso, os conselheiros devem assumir seu papel como cidadãos ativos e contribuir com esta iniciativa”.
Além do presidente e da vice-presidente do conselho acima mencionados, também tomaram posse Zilda de Assis Gracioli, secretária; Simone Henriques Pereira de Albuquerque Gomes, Valquíria Charles de Freitas e Maria Augusta Pasian, representando a Rede Municipal de Ensino; Mário Ramos Lubasky, assessor jurídico; a vereadora Yolanda Cristina Rodrigues de Oliveira, representando a Câmara Municipal; Sara Alves Heringer, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Zitue Mukai, representando o Núcleo Regional de Educação; Maria Silva de Oliveira Torres, representando a rede particular de ensino; Sebastiana Roseli Miranda Reis Jonas e Claudia Regina Rinaldi, representando os pais da rede pública municipal.
O Conselho Municipal de Educação possui seis funções: consultiva (responder a consultas sobre leis educacionais e suas aplicações); propositiva (sugerir políticas públicas, cursos de capacitação, avaliações, entre outros); mobilizadora (estimular a participação da sociedade no acompanhamento dos serviços educacionais); deliberativa (aprovar regimentos e estatutos, credenciar escolas e autorizar cursos, séries ou ciclos e deliberar sobre os currículos propostos pela secretaria), normativa (elaborar normas e interpretar a legislação e as normas educacionais); e fiscalizadora (verificar o cumprimento da lei).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Governo Municipal de Cianorte
Esta entrada foi publicada em Cianorte, Edno Guimarães, Educação, Kika, Local, Pedro Edgar Moreno Aguilera, Yolanda Cristina Rodrigues de Oliveira, Zilma de Lima. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s