Osmar Serraglio comemora conquistas do FIES

O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), comemorou nesta segunda-feira (03) o anúncio feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, de que o novo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) terá prestação fixa até o final do financiamento, independente da variação da inflação e da taxa de juros. De origem pobre, quando estudante Serraglio tinha que trabalhar para pagar os estudos, e como parlamentar é um grande defensor dos meios de acesso aos bancos universitários, como o FIES.

Quando Osmar Serraglio assumiu uma cadeira na Câmara Federal, o Rio Grande do Sul tinha 20 mil estudantes beneficiados pelo FIES e o Paraná contava com apenas 2 mil. Sua luta em defesa do programa fez com que o número de beneficiados dos dois estados fossem igualados. Foi também de sua autoria o projeto, transformado em Lei pela Presidência da República, que isenta do pagamento do financiamento a família ou fiadores de estudante falecido, mesmo depois de formado, o que passou a beneficiar várias famílias, que além de perder o ente, tinham que arcar com as parcelas por vários anos.
O parlamentar teve também papel fundamental na implantação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), tendo sido o relator, na Câmara dos Deputados, do projeto de sua criação, bem como da Universidade Federal da Fronteira Sul, e participou também da Comissão do PROUNI. Lutou para que universidades abaixo de determinadas avaliações do Ministério da Educação pudessem beneficiar seus acadêmicos com o FIES, o que até então não era permitido.
De acordo com o deputado, muitas conquistas foram alcançadas em benefício do ensino superior, especialmente no Estado do Paraná, que por praticamente um século contou com a primeira, no entanto, apenas uma instituição federal de ensino superior. “Hoje podemos contar com diversas instituições federais além de diversos programas que facilitam o acesso também às universidades privadas. Muito foi feito, porém, muito ainda temos para fazer pela educação”, destacou Serraglio.
O FIES
O Financiamento ao Estudante do Ensino Superior foi aberto na segunda-feira (03) e financia a graduação de estudantes que não têm condições de arcar com os custos da formação, estando devidamente matriculados na rede particular, cadastrada no programa e com avaliação positiva no MEC. A nova medida beneficia também estudantes que têm bolsa parcial do ProUni – Programa Universidade para Todos.
Sobre a nova regra que garante ao estudante a possibilidade de solicitar o financiamento em qualquer período do ano, a mudança visa facilitar o acesso ao programa, para que os alunos possam ter o financiamento antes da matrícula. Segundo Haddad, a medida vai “ajudar um estudante que sofre com alguma fatalidade e não pode ficar ao sabor do calendário para resolver seu problema”.
Os interessados devem se inscrever pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), nos sites do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Fonte: Assessoria de Imprensa de Osmar Serraglio
Esta entrada foi publicada em Economia, Educação, Estadual, FIES, Financiamento, Geral, Nacional, Osmar Serraglio. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s