Palestra na Escola Pedro Fecchio aborda o “Amor Exigente”

A Escola Estadual Pedro Fecchio, em São Tomé, realizou neste inicio de Março, a sua primeira reunião anual com seus alunos, pais, professores e este ano com a presença também dos alunos do EJA-Educação de Jovens e Adultos. Ao todo mais de 300 pessoas estiveram presentes ao evento.

Na oportunidade a diretora Cleide Hernandes, e sua equipe pedagógica passaram as metas e diretrizes para o ano letivo de 2010, e em seguida apresentou aos presentes o oftalmologista Dr. Manuel Duque da Barbara, especialmente convidado para ministrar uma palestra sobre a filosofia de vida “Amor Exigente”
Segundo o palestrante, o Amor-Exigente é a formação de grupos de apoio e ajuda mútua que encoraja a pessoa a agir em vez de só falar, através da construção da cooperação familiar e comunitária, além de desencorajar a agressividade e a violência.
Conforme explicou Dr. Manuel, o “Amor Exigente” é formados por chefes de famílias de diferentes classes sociais, donas de casa, empresários, professores, enfim, pessoas que muitas vezes nem se conhecem, mas tem suas vidas entrecruzadas por motivos parecidos. Muitos por terem os filhos roubados pelo vício das drogas, pela violência ou criminalidade um sofrimento que desestrutura qualquer família.
Assim, o “Amor Exigente” trabalha numa filosofia de vida que não tem como objetivo ensinar os pais a livrar os filhos das drogas, mas sim a enfrentar o problema e agir em vez de só falar, além de desestimular o uso da violência ou da agressividade, além de procurar construir uma relação de cooperação com toda a família.
Dr. Manuel, durante sua palestra deixou bem claro, para o público presente, que toda violência expostas às ruas tem seu princípio dentro de casa no seio familiar, pois quando o jovem nasce e se cria dentro de uma família onde predomina a agressividade, a discussão, os maus tratos, o único lugar que ele encontra para desabafar é nas ruas e nelas as conseqüências aparecem de acordo com as companhias encontradas para ouvirem estas manifestações, que podem ser conduzidas pelo caminho do bem ou pelo do mau, e geralmente este é que mais predomina, o que nos faz ver esse quadro drástico que encontramos, de insegurança e preocupação para com nossas famílias.
Esta entrada foi publicada em Educação, Palestra, Região, São Tomé. ligação permanente.

Deixe um comentário