Inscrições para o Desafio Sebrae terminam no dia 15 de abril

Edição de 2010 do jogo, criado para estimular a atitude empreendedora entre jovens, desafia estudantes a administrar uma pequena fábrica de instrumentos musicais
No dia 15 de abril termina o prazo para as inscrições no Desafio Sebrae. Em 2010, o jogo, que simula o processo de gestão de uma micro e pequena empresa, desafia universitários a administrar uma fábrica de instrumentos musicais. Para participar, estudantes paranaenses de qualquer curso superior devem formar equipes, com no mínimo três e no máximo cinco alunos, e se inscrever no jogo pelo site www.desafio.sebrae.com.br. 

Realizado em oito países, além do Brasil, o Desafio Sebrae está na sua décima primeira edição e foi criado em 1999 para auxiliar os universitários brasileiros que querem seguir o empreendedorismo e ser donos do próprio negócio.

Para ter acesso ao material do jogo, a equipe deve pagar uma taxa de R$ 30,00. Depois de se inscrever, as equipes têm os meses de abril e maio para baixarem o jogo pela internet e montarem a empresa: escolhem o nome, localização, contratam funcionários, fazem o orçamento. Em seguida, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), entidade parceira do Sebrae Nacional na elaboração do software do jogo, começa a enviar os problemas para as equipes, que se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução.
O Desafio Sebrae é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio estado, divididas em chaves. Os vencedores da etapa paranaense serão conhecidos em outubro. As duas últimas fases, a semifinal nacional, programada para acontecer neste ano entre 26 a 30 de novembro, e a final nacional, de 3 a 6 de dezembro, são presenciais, em Recife quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.
Para o consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Desafio Sebrae, André Rossi, “o jogo estimula o espírito empreendedor e mostra aos jovens que o empreendedorismo é um caminho altamente promissor e gratificante, tanto em termos de realização pessoal quanto empresarial. O Desafio Sebrae é um jogo que prepara os jovens e ajuda os universitários a vivenciarem a dinâmica da gestão de uma pequena empresa, um excelente aprendizado para o jovem que queira abrir o próprio negócio”, avalia Rossi.
Em 2010, o Desafio Sebrae promete ser tão emocionante quando a edição do ano passado. A começar pelo ambiente virtual 3D com imagens realistas e do ponto de vista do jogador. Para administrar a fábrica de instrumentos musicais, os participantes vão dispor de sete áreas: Recepção, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Produção, Recursos Humanos, Design, Sala de Reunião da Diretoria e Oficina.
Os prêmios para os vencedores estaduais são troféu, iPod Touch, capacitações no Sebrae/PR. Na semifinal nacional, cada participante de cada uma das oito equipes classificadas para a final nacional receberá como prêmio um notebook. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de dez dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo na Europa.
Além do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai também promovem suas edições do Desafio Sebrae.

Jovens empreendedores
A mais recente Pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor, divulgada na última terça-feira, dia 6, demonstra que a população empreendedora brasileira está concentrada entre os jovens, nas idades de 18 e 34 anos, atingindo 52,5%. Do total de empreendedores, 20,8% estão na faixa de 18 a 24 anos enquanto 31,7% encontram-se entre 25 e 34 anos. Na última pesquisa, divulgada em 2009, a taxa de jovens entre 18 a 24 anos que empreendiam no Brasil ficou em 15%.
“O aumento do empreendedorismo nessa faixa etária de 18 a 24 anos mostra que os jovens estão investindo na ideia de abrir uma pequena empresa. Mas, para que esses negócios tenham êxito, é fundamental que os jovens busquem ferramentas para realizar um bom planejamento, antes de abrir o seu empreendimento. Participar do Desafio Sebrae pode ajudar nesse processo, já que o jogo simula, de forma virtual, a administração de uma pequena empresa.”, observa André Rossi.
Participação paranaense
A expectativa da coordenação do Desafio Sebrae no Paraná é que mais de 20 mil estudantes participem do jogo, repetindo o recorde atingido no ano que passou. Em 2009, o Estado foi destaque nacional ao registrar o maior número de inscrições, totalizando 20.015 universitários que aceitaram o desafio de administrar, virtualmente, uma fábrica de brinquedos artesanais.
O Estado, que formou mais de 4 mil equipes em 2009, ficou na frente, em números absolutos, de ‘gigantes’ em população universitária como São Paulo e de outros estados com número de estudantes superior, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, foram 131.183 inscrições, envolvendo faculdades e universidades dos 27 estados.
Uma equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, formada por estudantes dos cursos de Economia e Ciências Contábeis, disputou a final nacional em Brasília e ficou em segundo lugar na 10ª edição do jogo.
Em 2010, o Sebrae/PR já realizou cafés da manhã, blitze de sensibilização, simulações do jogo para professores e jornalistas, com o objetivo de divulgar as regras do jogo e estimular a participação dos universitários paranaenses no Desafio Sebrae.
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