Reunião formalizará implantação do Observatório Social de Apucarana

Apucarana será uma das cidades brasileiras que contará com uma entidade responsável por fiscalizar os gastos públicos. É que será instalado o Observatório Social de Apucarana, cuja metodologia está sendo usada em mais de 50 cidades, de oito estados brasileiros, e que só no ano passado propiciou a economia de R$ 72 milhões aos cofres públicos.

A ideia foi apresentada há mais de um ano pelo coordenador de projeto da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Junior Cezar Serea. “Visitei o Observatório Social do Brasil, cuja sede está em Maringá, conheci o trabalho da entidade e apresentamos um projeto à Acia. Houve troca de diretoria na associação comercial e agora conseguimos dar andamento ao processo de instalação”, diz.
Nesta quarta-feira (dia 28), haverá a eleição por aclamação da diretoria do Observatório Social. “Então daremos continuidade ao Observatório”, conta Serea. O coordenador acrescenta que no evento haverá apresentação – e aprovação – da ata de constituição da entidade. “O Observatório deverá ser implantado cerca de um mês após a reunião e de início serão acompanhadas licitações realizadas pela prefeitura”, explica.
Segundo o diretor tesoureiro da Acia, também participante do projeto, Julio Shimura, o Observatório Social de Apucarana é fundamental para acompanhar os processos de compra do poder público. “Percebemos através do Observatório Social do Brasil, que uma entidade com essa função tem um trabalho de grande valia na detecção de irregularidades e, por isso, a necessidade de realizarmos esse trabalho em Apucarana”, explica.
A cerimônia de constituição será realizada na sede da Acia, às 18h30, e será aberta ao público. Estarão presentes na solenidade representantes de diversas entidades parceiras, como a Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Sindicato da Indústria do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí e Faculdade de Apucarana.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Observatório Social do Brasil e Textual Comunicação
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